DIRECÇÃO OPERACIONAL DE PORTALEGRE
Portalegre é capital de distrito, está situada no Alto Alentejo, na encosta sul da Serra de S. Mamede e é uma das cidades mais bonitas de Portugal.
O seu nome provém de "Portus Alacer", uma povoação reconstruída por D. Afonso III no séc. XIII. De "Portus Alacer" o nome derivou para "Porto Alegre", e daí para o nome actual. Há quem atribua a fundação de Portalegre a Brigo, 4º rei de Espanha, 1900 anos a.C. Depois de destruída pelos bárbaros do Norte e posteriormemte pelos maometanos, em épocas anteriores à nacionalidade portuguesa, existiam umas "vendas" em volta das quais se foi formando uma povoação que foi depois abandonada.
D. Afonso III mandou reconstruir e povoar este lugar, concedendo-lhe o primeiro foral. D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 29 de Março de 1511 e D. João III elevou-a à categoria de cidade em 23 de Maio de 1550.
Monumentos dignos de visita: Convento de São Bernardo, mandado construir em 1518 pelo bispo D. Jorge de Melo, conserva o túmulo do fundador, atribuído a Nicolau Chanterense, esculpido em mármore de Estremoz e considerado uma das obras-primas tumulares renascentistas existentes em Portugal; Museu Municipal de Portalegre; e Casa-Museu de José Régio, com exemplares de arte sacra e popular, além de objectos relacionados com o poeta que fez de Portalegre sua terra adoptiva.
Viajando pelo Alentejo…. na nossa companhia!