DIRECÇÃO OPERACIONAL DE BEJA
Beja é a capital do mais extenso Distrito do País, com 10276 Km2 de superfície, repartindo-se por 14 concelhos: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira.
A fundação de Beja atribui-se aos Celtas, 400 anos antes de Cristo. Em 48 a.C. cessara a longa e próspera resistência dos lusitanos e Júlio César celebrara pazes, concedendo regalias e direitos. Com a queda do império romano, passou Beja para o poder dos Suevos e depois dos Godos. No entanto foi D.Afonso III o verdadeiro reconstrutor de Beja, tendo-lhe dado o primeiro foral em 1254...
Beja é uma zona rica em património cultural, quer construído quer ao nível etnográfico, pelo que propomos aqui vários itinerários que permitem desvendar um pouco do que a Região tem para oferecer.
Para melhor descobrir esta região, dividimo-la em quatro áreas com características muito próprias: o Campo Branco, as Terras do Pão e do Vinho, a Margem esquerda do Guadiana, e Beja.
Consideramos como "Campo Branco" a área abrangida pelos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde e Ourique.
Visitar as "Terras do Pão e do Vinho" é conhecer os concelhos onde a produção vitivinícola marca a paisagem e os modos de vida. Propomos que neste roteiro, conheça o concelho de Alvito, da Vidigueira, Cuba e Ferreira do Alentejo.
À Margem Esquerda do Guadiana associamos os concelhos de Moura, Barrancos, Serpa e Mértola.
"Beja", denominada antigamente por "Pax Júlia", é a Rainha da Planície e justifica uma visita demorada.
Sendo sede de Concelho e capital de Distrito dispõe de uma boa localização e fácil acessibilidade, situando-se a meia distância entre Lisboa (180 Km) e o Algarve (150 Km) assim como entre o litoral alentejano (100 Km) e a fronteira com Espanha (60 Km), sendo servido por boas estradas, o que lhe permite estabelecer boas ligações com o exterior.
Viajando pelo Alentejo... na nossa companhia!